14 de dez. de 2009

Emergência Veterinária: Intermação - O que é? Como proceder?

A intermação ou choque térmico se caracteriza por uma forma inadequada de dissipação de calor. Os cães não possuem mecanismos eficientes para regular a temperatura corporal diante do excesso de calor (que pode ser causado pelo ambiente ou por exercícios). Nos humanos a troca se dá através das glândulas sudoríparas por todo o corpo, já no cão essas glândulas têm localização restrita à área entre os dedos das patas. Em virtude disso, a troca de calor nos cães ocorre principalmente através da respiração.
Os sintomas são respiração acelerada, salivação intensa, mucosas hiperêmicas (avermelhadas), pele avermelhada , batimentos cardíacos aumentados e alterações neurológicas. Alterações mais graves incluem choque hipovolêmico (perda excessiva de líquidos orgânicos), edema pulmonar, edema cerebral e falência renal.O animal vai a óbito rapidamente.
A intermação pode ocorrer nos passeios em horários muito quentes do dia, sem acesso à água com regularidade, ou ainda quando os animais são deixados dentro do carro (mesmo com a janela aberta).
O animal deve ser levado imediatamente ao veterinário, mas como medida de primeiro socorro o proprietário pode banhar o animal com água em temperatura ambiente (nunca com água gelada) ou enrrolá-lo em uma toalha molhada.
A intermação ocorre com muito mais frequência no verão, por isso é importante que o proprietário fique atento e saiba como agir preventivamente, evitando risco à vida do seu animal.

4 comentários:

  1. Muito bom o artigo!!! Neste verão muito cuidado ao sair, ou se exercitar, com o cão. O calor está muito intenso, e já houve caso de intermação mesmo de manhâ, por volta das 7:30.
    Um rotweiler jovem entrou em choque e veio a falecer na clinica!!
    João Barroso

    ResponderExcluir
  2. Sim, mas dificilmente ocorre esse problema em gatos, pois não temos com esses animais o mesmo hábito de passear que temos com os cães.

    ResponderExcluir
  3. Ola
    Minha dasch (de 5 anos) tem problemas em viagens, fica enjoada, sempre dou dramin gotas para ela.. mas outro dia não tinha o gotas e dei comprimido (dei 1 e ela pesa 7 kilos) .. acho que dei uma dosagem alta.. pois ela ficou mais ou menos assim como você explica intermação..
    a viagem é foi de 1h e meia.. e ela ficou no comigo.. mas começou a ter dificuldade de respirar, começou a delirar e ficou com a língua roxa.. assim que chegamos ao destino ela correu e logo a voltou ao normal! será que foi por super dosagem?
    não estava muito quente no carro.. estava até com o ar condicionado ligado!
    obrigada pela atenção

    ResponderExcluir